sábado, 26 de março de 2011

Relatório sobre o Curso


Me senti meio esmagada pelo tempo curto do curso presencial. Muitas dúvidas ainda ficaram...tanto que gostaria de ter tido oportunidade de perguntar. Mesmo assim, sei que consegui aprender bastante e sanar algumas dúvida antigas. Uma coisa que gostaria muito era de ter aprendido a colocar páginas no blog, não consegui aprender e quando perguntei no último dia do curso presencial, não deu tempo para ser explicado.
Gostaria muito de fazer outros cursos. Cada vez que aprendo algo novo, percebo o quão pouco sei. No entando, trabalho demais e não tenho outro horário que não o de meu turno como dinamizadora. Não obstante, a direção não me dispensará para fazer novos cursos em meu horário de trabalho este ano.
Quanto mais nos capacitamos, mais preparados estamos para auxiliar nossos colegas em suas aulas. Se não nos capacitarmos, como acompanharemos o avanço das TICs? Mas, como explicar isto a quem não quer nos ouvir?! Sei que poderia ser extremamente útil se tivesse oportunidade de aprender mais. Dentro do pouco que sei tento da melhor maneira possível ajudar meus colegas em minha função de dinamizadora. Porém, nem sempre consigo ajudá-los com questões simples as vezes, para quem tem conhecimentos, que para mim ainda não absorvi.
Me propus aprender tudo que puder e me atualizar. Mesmo sem autorização e com pouquíssimo tempo, sei que vou conseguir. Porém, penso que se o NTE, disponibilizasse cursos básicos e curtos aos sábados(mesmo que apenas de manhã)muitos professores, que não tem tempo durante a semana, com certeza os fariam. Eu faria todos.
Obrigada Nilsangela, por dividir um pouco do que sabe com a gente neste curso, um abraço.


quarta-feira, 23 de março de 2011

Vídeo sobre o banco de dados de vídeo-Experimento.

Banco de dados de vídeos

Revoltas no Brasil Republicano
Título: História do Brasil – Revolta da Chibata
Definição: Imagens do "Almirante Negro" e da Revolta da Chibata, com trilha musical de João Bosco e Aldir Blanc "O Mestre-sala dos Mares". Apresentada a letra original, censurada pela ditadura militar no Brasil.
Acessado em: 22 de março de 2011
Título: História do Brasil – Guerra de Canudos
Definição: Paródia sobre a Guerra de Canudos, com a musica Pelados em Santos - Mamonas Assassinas.
Acessado em: 22 de março de 2011
Título: História do Brasil – Revolta da Vacina
Definição: Trabalho sobre a Revolta da Vacina para a disciplina de História do 3ºA do Ensino Médio da Escola Estadual Profº Caetano Miele, 2008 Profº Valéria.
Grupo: Denis, Felipe, Willy, Jéssica e Vanessa.
Acessado em: 22 de março de 2011
Título: História do Brasil - Cangaço
Definição: Video aula sobre Cangaço, principais caracteristicas sobre Lampiao e Maria Bonita!
Acessado em: 22 de março de 2011

Título: História do Brasil – Guerra de Contestado.
Definição: Slide para trabalho escolar - Julinha
Acessado em: 22 de março de 2011

segunda-feira, 21 de março de 2011

Tecnologias e escola.

Nem sempre é a falta de tecnologias que impede o seu uso em uma escola. Muitas escolas tem uma gama variada de recuros tenológicos e os mesmo são pouco ou nunca utilizados.
Em grande parte das vezes por medo de se estragá-las ou de não sabendo usá-las corretamente, "passar vergonha" na frente de alunos.
Com as tecnologias que temos acesso atualmente em muitas escolas, muito se pode melhorar na apresentação de aulas e apresentações. E, por outro lado, com os alunos muito também se pode aprender.

sábado, 19 de março de 2011

Minha vida antes e depois dos Pcs

Máquinas estranhas, não chegava nem perto.

Os computadores e outras tecnologias não me interessavam.

Vivia cercada de papéis, telas iluminadas nem pensar.

De repente precisei ter domínio sobre algo aparentemente simples para quem domina o mínimo de tecnologias(digitar-formatar e gravar).

Como sofri por não conseguir executar algo tão simples para alguns e o fim do mundo para mim!

Minha reação inicial: rebeldia...não vou aceitar e pronto, não me interessam as máquinas!

Não adiantou nada reagir negativamente.

Tinha que fazer fichas digitadas para meu trabalho do turno matutino(Prefeitura).

Paguei, pedi ajuda a colegas, familiares, amigos e um dia stressada comprei um computador, decidi: vou aprender!

Depois de um ano perguntando: a alunos, colegas que sabiam um pouquinho mais que eu, amigos e familiares, já conseguia saber um pouco e depois de descobrir a internet comecei a ver tutoriais. Tudo que achava que poderia me ajudar assistia(vídeos) ou lia. Aprendi o que sei assim.

Então a direção da escola que trabalho no turno vespertino(Estado), me modulou no laboratório de informática da escola. Comecei a fazer cursos a partir de então pelo NTE. No momento estou no meu terceiro curso.

Hoje, acho que me apaixonei pelo que anteriormente achava que odiava,por temer. Ou seja, os Pcs e todas as demais tecnologias existentes.

Aprendendo a usar o SlideShare

sexta-feira, 18 de março de 2011

História e tecnologias

O Planeta pede socorro!


Destruição do Planeta
Há séculos que a humanidade vem devastando o planeta Terra. Destruíndo fauna e flora indiscriminadamente, como se nada jamais fosse interferir em um equilíbrio e lógica natural. Muitas são as espécies que já desapareceram, ou que estão no caminho de desaparecer. Muitos seres “humanos” dizem: “ É só mais um bicho e planta!”. Outros afirmam: “Temos que salvar o planeta.” Mas, o que estão fazendo para isso?
Atualmente o mundo vem sendo acometido por uma série de catástrofes naturais e ambientais, mas de uma forma devastadora pouco vista antes. Porém se não é em nosso país, observamos e solidarializamos-nos com a perda dos outros. Pensando, no Brasil, não! Aqui isso não acontece, afinal temos a Amazônia...que por sua vez também já foi profunda e irremediavelmente devastada. Outros países já tiveram também florestas, que foram destruindo aos poucos. E, em poucos séculos já não mais existiam. Por quanto tempo mais o ser humano irá destruir antes de ser destruído?
O nosso planeta está sendo assassinado, lenta e cruelmente, quanto tempo mais irá suportar antes de perecer? Quando o ser humano, dito “civilizado” irá perceber que o não poderá sobreviver em seu frágil corpo sem: água, ar, condições climáticas favoráveis, entre outros aspectos que a natureza nos oferece sem nada pedir em troca. A Terra está nos enviando avisos há séculos, contudo as pessoas não querem ouvir seus apelos.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Metodologias e Tecnologias

Vivências e tecnologias
Nosso cotidiano, nos bombardeia diariamente, com uma diversidade de recursos tecnológicos. No entanto, nossa geração(professores-grande maioria nascida na década de 70) não tem como escapar de uma grande bagagem cultural, tradicionalista. Culturalmente, estamos ligados ao passado, aos modelos tradicionais, mas também inseridos em um mundo altamente moderno e dinâmico.
Como educadores, temos que aprender a combinar tecnologia e metodologia de maneira eficaz, ou jamais conseguiremos alcançar o que nos propormos enquanto uso de tecnologia na educação.
Educar, utilizando quadro e giz todos aprendemos, mas educar utilizando um programa interativo e dinâmico não é para qualquer um. No entanto, se nos dispusermos, a tentar juntar conhecimento e informação com nossos alunos, aprenderemos e ensinaremos de maneira eficaz e ativa.
A maioria das pessoas de gerações mais novas , é mais ativa enquanto usuário de novas tecnologias. Então, porque não aproveitarmos o que eles sabem para nos ensinar e ensiná-los, no que eles não sabem. Desde conhecimentos didáticos padrões, até ao uso correto destas tecnologias.
Usar tecnologias, não significam automaticamente “saber” utilizá-las corretamente. Por exemplo, um aluno sabe viajar pela internet, fazer de tudo um pouco, porém, se precisar pesquisar para um trabalho, ele não consegue. Não tem noção das normas básicas (o que é algo em que o professor poderá orientá-lo). O professor orientador pode orientar sem saber fazer o uso da internet, no que então, o seu(s) aluno(s)poderão auxiliá-lo.

terça-feira, 15 de março de 2011

Diário de bordo-15/03/11

Dinamizando e Aprendendo
Sou apenas mais um ser humano, comum e em estado evolutivo contínuo.
Natural de Goiânia-Go, de nosso maravilhoso Brasil.
Formada em História pela UFGO. Com especialização também em História(Brasil-Goiás e Goiânia)
Uma brasileira da década de 70, buscando me integrar a um mundo tecnológico que infelizmente parece correr a léguas de distância de onde sempre me encontro. Mas, um dia a alcançarei...ou, ela me alcançará!
Minhas expectativas enquanto dinamizadora neste ano de 2011, são como metas a serem alcançadas:
-Pretendo me atualizar, fazendo todos os cursos que me for possível dentro de meu corrido tempo. Aprendendo o que puder assistindo muitos tutoriais.
-Almejo alcançar meus colegas de trabalhos, motivá-los para as novas tecnologias.
-Entre outras.