quinta-feira, 17 de março de 2011

Metodologias e Tecnologias

Vivências e tecnologias
Nosso cotidiano, nos bombardeia diariamente, com uma diversidade de recursos tecnológicos. No entanto, nossa geração(professores-grande maioria nascida na década de 70) não tem como escapar de uma grande bagagem cultural, tradicionalista. Culturalmente, estamos ligados ao passado, aos modelos tradicionais, mas também inseridos em um mundo altamente moderno e dinâmico.
Como educadores, temos que aprender a combinar tecnologia e metodologia de maneira eficaz, ou jamais conseguiremos alcançar o que nos propormos enquanto uso de tecnologia na educação.
Educar, utilizando quadro e giz todos aprendemos, mas educar utilizando um programa interativo e dinâmico não é para qualquer um. No entanto, se nos dispusermos, a tentar juntar conhecimento e informação com nossos alunos, aprenderemos e ensinaremos de maneira eficaz e ativa.
A maioria das pessoas de gerações mais novas , é mais ativa enquanto usuário de novas tecnologias. Então, porque não aproveitarmos o que eles sabem para nos ensinar e ensiná-los, no que eles não sabem. Desde conhecimentos didáticos padrões, até ao uso correto destas tecnologias.
Usar tecnologias, não significam automaticamente “saber” utilizá-las corretamente. Por exemplo, um aluno sabe viajar pela internet, fazer de tudo um pouco, porém, se precisar pesquisar para um trabalho, ele não consegue. Não tem noção das normas básicas (o que é algo em que o professor poderá orientá-lo). O professor orientador pode orientar sem saber fazer o uso da internet, no que então, o seu(s) aluno(s)poderão auxiliá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário